Pedro Farah, ator de 'Planeta dos Homens' e 'Os Trapalhões', morre aos 95 anos no Rio
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Pedro Farah, ator de Planeta dos Homens e Os Trapalhões, morre aos 95 anos
O ator e humorista Pedro Farah, conhecido como Farnetto, morreu aos 95 anos nesta quinta-feira (4). Com uma carreira de mais de 70 anos, ele era conhecido por seus papéis em "Planeta dos Homens", "Os Trapalhões" e suas participações em mais de 30 novelas, sendo a maioria da TV Globo, e no "Zorra Total", também na emissora.
Farnetto, também chamado de Tio Pedro, passou mal em casa na Zona Sul do Rio e foi levado para a emergência do Copa D'Or, em Copacabana.
Segundo a filha dele, Ivete Farah, ele teve uma queda de pressão ainda em casa e sofreu um infarto durante procedimentos para a internação no hospital.
Apesar de enfrentar uma leucemia crônica, para a qual fazia tratamento, Farah não tinha parado de trabalhar.
"Ele vivia bem, ainda tinha lucidez e muita vontade de viver. Participou de um filme ano passado, que ainda não estreou, e do 'Farofeiros 2', em 2024", conta a filha.
A última produção ainda não tem data para estrear.
O corpo dele será velado no Cemitério do Caju na manhã deste sábado (6) e depois seguirá para cremação. Ele deixa dois filhos e uma neta.
Carreira de mais de 70 anos
Pedro Farah ficou conhecido com o personagem do copeiro em Planeta dos Homns
Reprodução
Pedro José Calil Farah atuou como humorista, ator de cinema, televisão e teatro.
Sua imagem se popularizou ao interpretar o copeiro, apelidado de "múmia paralítica", do personagem Aquiles Arquelau (Agildo Ribeiro) no humorístico "Planeta dos Homens" (foto acima), papel que também ganhou versão no "Zorra Total" (foto abaixo).
Pedro Farah, ator, morreu aos 95 anos
Globo/João Miguel Júnior
Sua carreira começou em 1954 no teatro com a peça "A Revolta dos Brinquedos". Dois anos depois, ele foi para a televisão com Teatro do Rio, quando interpretou o Tenente Porfírio.
"Planeta dos Homens" foi ao ar de 1976 até 1982, novela em que ele era o copeiro. Depois, ele fez vários personagens dos Trapalhões por uma década. Ele também participou de "Cambalacho", "Que Rei Sou Eu?", "A Diarista", "Paraíso Tropical", "Cordel Encantado" e "Êta Mundo Bom".
No cinema, recentemente, ele participou de "Um Tio Quase Perfeito", "Minha Vida em Marte" e "Os Farofeiros 2".
Ele também é patrono de uma Escola de Artes e produtora de shows e eventos em Macaé, a Farah Cultural.